quinta-feira, 29 de março de 2012

Transição do alisado para cabelo afro

Depois de receber várias perguntas de o que fazer com os cabelos durante a transição de alisado/relaxado para o natural, resolvi trasformar a minha jornada em post. Assim, quem tiver alguma dúvida ou tiver sugestões para dar, pode vir aqui e compartilhar com a gente a sua experiência e, quem sabe, aprender ou ensinar um pouquinho. :) UPDATE: fazendo uns adendos no texto, sobre o meu cabelo ser cinzento e do tempo que eu usava faixas e turbantes.

A Minnie entende mais de cabelos do que eu, mas como ela nunca passou por uma transição, eu vou contando o que eu vivi. Fiz relaxamento a última vez em outubro de 2010. Estava bem bonitinho até, foi feito com amônia, depois de meses sem relaxar e eu cortei bastante, pq já estava pensando em deixar natural. Saí da guanidina, que estirava mais minha raiz e fui para uma coisa mais levinha (o processamento, n necessariamente a química). Ele estava assim:
Imagem inline 1

Ele estava indo bem, fui hidratando sempre e desembaraçando a raiz. Pq o problema, mesmo, na transição, é que ele embola com o cabelo alisado e fica um ninho! Até que, numa formatura em fevereiro, eu chego em casa com o cabelo assim:


Imagem inline 4
Me-do!

Fiquei doida. Como eu podia sair assim na rua? Ainda bem que não saí assim, mas voltei, por que suei pacas na pista de dança ;) Nesse período, quando eu saía, ou usava uma faixa na frente do cabelo, ou usava turbante. Fiz até um vídeo mostrando como eu amarrava o meu lenço. Como a raiz já estava grandinha, de 4 meses sem relexar, resolvi usar a tesoura, mas não tirei 100%. Deixei alguns fios na frente, que ainda cacheavam, para dar um pouco mais de volume e eu n ter a sensação de estar careca total. Essa é do dia que eu cortei o cabelo:

Imagem inline 2

Quatro meses depois do corte, já estava assim:

Imagem inline 5

Daí que resolvi tirar logo essas pontas com química que sobravam, já que não estava assim tão curto mais. Em outubro, um ano depois da última química, voltei no salão para tirar o resto das pontinhas. Deu uma encurtada, é claro, mas ficou bem mais harmônico de usar. Continuei nas hidratações contínuas, reconstruções a cada 15 dias e tal. No Natal ele estava assim:

Imagem inline 6

O mais importante de tudo é hidratação. Aqui no blog tem uma pá de posts sobre como cuidar dos cabelos. Para começar, veja o jeito certo de lavar os cabelos. Depois, passar a fazer umectação é sempre bom, para proteger mais os fios. E não só de hidratação o cabelo precisa, viu? Cauterizações, tratar a porosidade, seguir uma manutenção e uma rotina de cuidados. Óleos e manteigas são seus amigos nesse momento!

Mas assim, falando do período de transição o melhor a fazer mesmo é cortar. Também conhecido como vitamina T - de tesoura. Até por que, usualmente o cabelo que está com química, na maioria dos casos, está poroso, quebradiço, opaco, cheio de pontas duplas. Se você quer mesmo usar o cabelo natural, faça logo de uma vez. Claro que você vai precisar de paciência, tempo e, o mais importante, aprender o que fica melhor no seu cabelo e como ele é. O meu cabelo é extremamente seco. Por mais que eu coloque rios de creme, a cor dele nunca é fechada e brilhante, a não ser a base de muito silicone e glicerina, o que eu não quero para ele. Quero que ele fique saudável apenas, sem muita maquiagem. E a cor dele é essa mesmo, pronto. Um tom de marrom escuro meio fubento, cinzento, que ao menos sinal de sol fica avermelhado/acobreado. Ele não cai, não tem ponta dupla, não é poroso nem palha. Pelo contrário, ele está forte e cresce cada dia mais. Dê um tempo, descubra como é o seu cabelo em você e procure na internet dicas de penteados (aqui no blog tem vários!) e tutoriais de como usar ele crespo. Aproveite e  apaixone-se por você mesma. :)

PS- Essa sou eu agora. ;)


UPDATE 23/02/2013 - 
Como este é um post muito popular, resolvi dar um update, antes do vídeo que pretendo gravar dos 2 anos de cabelo natural. Então, agora estou assim:


69 comentários:

  1. A Maquiagem do natal está pindaaa!!! Que maravilhosa! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Minha resposta para você seria uma só: deixa abusar. Ainda mais adolescente, não entende, jamais vai entender, o quanto a gente sofre por não ser parecida com a mocinha da televisão. Mas não que a gente tenha que ser igual, eles que não entendem que existem pessoas diferentes no mundo. E todas podem ser lindas como são.

      Dá uma olhada nessa história: http://trancanago.blogspot.com.br/2011/08/raiz-da-historia-1-que-dia-vai-alisar.html

      A menina é parda, tem cabelo crespo, e resolveu assumir. Claro que é preciso ser forte, ter convicção do que está fazendo, conversar sobre, ler, saber cuidar do cabelo... PQ assim, enquanto tem cabelo alisado junto, o crespo embola bastante. Depois diminui. E mesmo assim, o leave in ou creme de pentear certo e tudo fica lindo. Mas assumir o crespo é assumir e amar o volume. Saber que ele pode ficar com cacho ou desfazer todo e ficar um black total. E precisa estar confortável e amar ele assim também!

      Pq por mais que os outros não gostem, esse cabelo é você, sua raiz, sua pele. Sua cultura, história... Mas acima disso tudo, é o SEU código genético, e não tem lei no mundo que te impeça de ser o que você é. Você tem todo direito de ter o cabelo crespo. E isso não é sinal de estilo, de modinha, de rebeldia... Tá, de rebeldia talvez sim. Pq essa regra besta, que diz que eu tenho que alisar pq o meu cabelo é feio, é pra lá de boboca.

      Tudo que é diferente assusta os outros. É assim ao longo da história, brigas, guerras, igrejas... O teu cabelo é parte disso. É um cabelo que não se deve pentear. SIM! Africanos não usavam pentes com esse propósito! Eram enfeites! Demora bastante para secar, então, quando tiver maiorzinho, recomendo um secador com difusor. Use bastante óleo extra virgem, tutano, manteiga de cacau, karité, lanolina funciona para alguns... Exige sim alguns cuidados, mas nada que a chapinha + alisamento não exijam. Eu não gasto nem cinco minutos de manhã. E ando me adorando assim, super crespa.

      Excluir
    3. eu amo cabelo crespo, e muito obrigada por mim responder
      acha que eu devo parar de alisar? e deixar ficar crespa?
      ou continuo alisando ate ficar grandezinho e depois começo fazer a transição? é melhor começar de agora né? oqe me diz

      Obrigada ♥

      Excluir
    4. Mabia, muito obrigada por mim responder, mas eu devo deixar agora deixar a raiz crespa aparecer? e quando for crescendo mais vou tirando as partis com quimica? pf me responde oque devo fazer nele agora, OBRIGADA MUITO MESMO

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Mabia muito obrigada por ter me respondido mais acha que devo deixar a raiz crespa aparecer e quando for crescendo mais tiro as pontas que tão com quimica? será que demora muito pra crescer? obrigada , bjbjbjbjbj

      Excluir
    7. desculpa , mas vou ter que excluir o texto que fiz pq coloquei o meu msn!

      Excluir
    8. eu tbm não queria deixar ele crespo e curtinho, mas é o jeito ne?

      Excluir
    9. É o jeito, infelizmente... o bom é que cabelo cresce rápido... deixar ele creecer alisando tem o problema de que ele vai embolar com o cabelo natural...

      Excluir
    10. verdade acho melhor mesmo ir cortando as pontas com quimica quando a raiz for aparecendo ...

      Excluir
  2. Ficou ótimo, adorei... eu particularmente não aguentaria essa transição, se fico mais de 3 meses se relaxar evito até sair de casa... mas adimiro muito vocês viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um bom tempo usando lenços, faixas e turbantes no cabelo, antes de cortar...

      Excluir
    2. boa ideia, vou ver se eu fico bonita com bandanas

      Excluir
  3. amei seu batom na primeira foto!
    Saudades de ti lá no blog! Apareça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava indo lá, foi transmissão de pensamento! :) O vinho é um da nyx, em forma de lápis e chama narcisse, o fucsia é o wild orchid da revlon

      Excluir
  4. Eu nunca fiz transição mesmo.Eu sempre cortei tudo.Embola muito.Então, quando sai do relaxado para o afro natural, e quando quis sair do alisamento e voltar para o relaxamento, cortei nas duas vezes.Na segunda vez fiquei fazendo escova, normal mesmo, e como relaxava a raiz n embolava tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais fácil cortar logo mesmo. Mas tem que ter coragem para usar super curtinho

      Excluir
  5. Eu estou na transição há 5 meses, mas eu relaxava com guanidina mas ele estava cacheado, só que com cachos mais largos,estava no meio das costas e resolvi cortar no pescoço,meus cachos naturais são mais finos, vou cortar mais no meio do ano, mas minha raiz está baixa, faço bastante hidratação, e meu cabelo até que até bonito ^^

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busco inspiração aqui, pois estou no momento de transição... Há tempos eu estava insatisfeita com os alisamentos químicos, mas só agora tive coragem de deixar meu cabelo respirar rs. Beijos ;)

      Excluir
    2. Oi Ana Clara, bem-vinda! Que bom que o seu cabelo está "domado" durante a sua transição! Realmente isso varia de cabelo para cabelo, né? Quem tem fios mais finos, embola mais, quem tem cachos mais definidos e fio mais grosso, tende a embolar menos...

      Excluir
    3. Su, como eu disse, é preciso muita paciência mesmo. Hidrate bastante o seu cabelo, até para saber como ele se comporta e para onde vai ;)

      Excluir
  6. Fiz transição semana passada.
    Fui direto para o natural, sem escalas, comprei alguns cremes para hidratar e os cachinhos já apareceram.
    Bjs, e estou preparando um post curtinho sobre o caso riachuelo - o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa!! Bom te ver na ativa! E quero ver fotos de cabelo novo, viu?

      Excluir
  7. Mulher não conhecia seu Blog já virei fã
    to passando pela transição tô a 4 meses sofrendo com esse cabelo
    estou pra morrer Deus daí-me forças. Bjo e obrigada por me contar sua história!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do cantinho, Nanda! Realmente precisa ter forças, mas acho que vale muito a pena. :)

      Excluir
  8. Oi Mabia sou eu denovo quero te agradecer por esse post que escreveu pois foi lendo ele
    UM MILHÃO de vezes que criei coragem e cortei toda parte alisada do meu cabelo com
    quase 6 meses de transição obrigada por ter sido uma das minhas inspirações
    e ter divido sua história com a gente. EU NEM ACREDITO DEUS AGORA TBM SOU UMA NATURAL:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico muito feliz de saber que a minha história te ajudou de alguma forma! É para isso que estamos aqui :)

      Excluir
  9. To pensando em fazer a transição, mas tenho tanto medo do cabelo ruim que está por vir...rrs Acho que não conseguirei dar conta, pois ele vira uma esponja! Mas ele é doido pra cachear! Ai, meu Deus, me dê coragem!

    Acsa Jeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane, se ele fica uma esponja, é por que ele é seco e precisa de cuidados e hidratação constante. Se você o mantiver hidratado, com a máscara certa e o leave in correto, não vai precisar sentir ele assim. E o seu cabelo não é ruim. Ele é bom e lindo, só você dar carinho para ele. :)

      Excluir
  10. Estou passando pela fase de transição também, faz 8 meses que nao passo química para alisar meu cabelo. Como é dificil aguentar!!
    Tenho muuuito cabelo mesmo e bem crespinho
    Eu vivo de escova... Faço hidratação sempre e com mais umas no salão acredito que isso anule o efeito que o secador fez de deixar o cacho menos definido (não sei)
    Voce sabe se só relaxar (para soltar os cachos)- não alisar- prejudica ou ajuda nessa fase de transição?
    Obrigada por ser uma das minhas inspirações para prosseguir com o cabelo natural!

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, desculpa não ter respondido antes, eu não tinha visto seu comentário! Desculpa mesmo! Acho que relaxar não vai te ajudar, se a ideia é usar ele natural. O que resolve, mesmo, é cortar todo o alisado fora. E usar ele curtinho mesmo. Pq assim ele não embola com o alisado, que é o principal problema da transição. :)

      Persista! Você vai gostar do resultado.

      Excluir
  11. nossa seu cabelo ficou lindo dessa cor !eu jurava que vc tinha feito luzes,há to na luta tbm tenho só 2 meses de transição.
    não aguento mais ser escrava da química !e na verdade meu cabelo era bonito mais infelismente a gente vai na onda das "marias vai com outras"isso pura cultura de estrangeiro de ficar com cabelo liso,mas agora depois que passar essa transição vou pode ter cabelos cacheados(natural),liso(escova)e ondulados(chapinha fina ou baby lis).estou louca pra ver meus cachos!antes quando eu via uma menina de cabelos cacheados eu sentia uma certa invejinha(do bem srsrs),lembrando dos meus agora criei coragem mesmo que demore ver o tamanho que desejo:)
    ass:michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Michele! Acho que mais do que um movimento estético, é uma forma de mostrar ao mundo que a gente não precisa cair na lábia da indústria e do marketing de que a gente precisa mudar. Precisa nada! A gente tem mais é que se sentir linda do jeito que é!

      bjks

      Excluir
  12. Com certeza requer paciência e determinação, estou a quase 8 meses sem química, o que faço para diminuir o volume é, hidratar 2 vezes na semana e, em 15 em 15 cauterização, uma vez no mês reconstrução/nutrição, só assim pra ele ficar domado nesse processo de transição, e cortando claro, não tenho coragem de cortar bem curtinho, mas, aos poucos estou tirando o cabelo todo alisado. Parabéns pela coragem, não vejo a hora de ver meus cachos de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente no começo precisa de cuidado, mas é por causa do cabelo com química! Quando vc tiver se "livrado" dele por completo, vai ver que o seu crespo nem é tão impossível assim de domar, é só saber bem do que ele gosta e precisa.

      Boa sorte e bem-vinda!

      Excluir
  13. OLHA ME CHAMO AMANDA E ESTOU NO PROCESSO DE TRANSIÇAO MAS Ñ QUERO CORTAR O CABELO POIS MEU CABELO Ñ CRESCE ENTAO TEM COMO EU IDRATAR MUITO O CABELO PRA ELE FICAR NATURAL SEM QUEBRAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, ele vai quebrar sim, pq o cabelo com química pode estar muito danificado. E é normal mesmo ele embolar as pontas alisadas com o natural na raiz. Hidrate bastante, faça cauterizações e reconstruções, mas vá cortando as pontinhas todo mês, até você se livrar delas ao todo.

      Excluir
    2. Ainda que a parte com química n esteja quebrando, a diferença das duas texturas vai fazer com que o cabelo natural "embole" no outro. Hidratar vc pode e deve, cuidar dele como um todo, e principalmente, tomar cuidado no desembaraçar, justamente para evitar quebra pela tração. Vai te dar muito mais trabalho, mas se você prefere assim...

      Excluir
    3. ah, e só uma coisa: a maneira de lavar o cabelo e o shampoo q vc usa(com ou sem sulfato) pode fazer muita diferença no "quão" embolado o seu cabelo vai ficar. Nós temos posts sobre como lavar o cabelo da maneira correta e temos um post sobre como cuidar de cabelos crespos e cacheados de crianças, q falamos da maneira de pentear, desembaraçar, o pente correto...acho que pode ser muito útil a você!

      Excluir
  14. eu to no 1 mes de transiçaõ ja passei por transição em 2010 mais na epoca nem sabia disto foi por motivo de doença msm fiquei com o cabelo natural por 1 e pouco e agora em agosto resolvi fazer uma selante e alisou ai entao falei vou alisar de vez fiz uma escova progressiva mais meus cabelos ja ta voltando ao encaracolado e a raiz ja ta crescendo to esperando da uns 5 meses pra cortar de vez queria saber so se posso fazer escova pelo menos 1 vz por semana por causa do meu trabalho me de uma dica muito obrigado bjos vc ta linda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Dá para dar escova sim, mas mantenha ele sempre hidratado!

      Excluir
  15. ola Mabia!! preciso conversar com alguem sobre transicao de cabelo alisado para crespo natural... meu cabelo jah passou por: hene,, guanididna, escova inteligente, amacihair e etc... estou ha 3 meses sem relaxar e vendo seu post me da uma animada em nao desanimar... agora me decidi!! QUERO MEU CABELO CRESPO NATURAL!! Cansei de alisamentos e ser escrava de escova!! agora que DEUS me paciencia!! bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mírian, tamos aqui para isso! Você tem alguma dúvida ou alguma necessidade específica?

      Força! ;)

      Excluir
  16. oi li seu post,e fiquei muito animada...mas nao consegui esperar fiz um relaxamento bem fraquinho ,esta muito feio as pontas esta lisas...e o relaxado esta uns trez dedo vc acha melhor corta toda ponta lisa?

    ResponderExcluir
  17. meu cabelo tem resto de relaxamento nas pontas e em cima ja ta natural , mais eu nao quero cortar oque eu faço ???

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde!

    Achei muito importante essa dica de transição, estou com essa mesma intençao. Usei por mais de 10 anos relaxameneto com amacihair e a última aplicação foi início desse mês de dezembro. Quero já entrar o ano somente com hidratações semanais, tenho pesquisado bastante sobre alguns produtos ex. shampoos sem sulfato. Pois bem, gostaria de saber se, durante esse processo de transição eu poderia além de hidratar fazer escova e prancha? Por acaso isso poderia interferir no processo. Parabéns por este post caiu como luva na minha situação. No aguardo de uma resposta

    Atenciosamente.


    Heloísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloísa! Você pode sim dar escova e prancha, se achar que não consegue se entender com as duas texturas de cabelo juntas durante a transição. Só tome cuidado para usar sempre produtos termoativados, proteger bem os fios, hidratar ainda mais e umectar tb, para ajudar na nutrição. Outro cuidado é ficar muito presa à estética lisa e não se adaptar ao crespo ou se achar feia... :)

      Excluir
  19. Olá querida, gostei muito do seu depoimento e coragem para o big chop; estou sem química a quatro meses por que minha cabeleireira estava sem o produto no salão, eu teria que fazer novamente meu relaxamento em dezembro,mais aí fui até a internet para ver umas receitas de desintoxicação capilar porque meu cabelo andava muito sem vida e sem graça, meu cabelo até os doze anos era sem quimica alguma e minhas tias me fazem lembrar sempre o quanto ele era bonito, já fiz até uma progressiva mais não gostei porque não consegui cuidar do cabelo liso, secador , chapinha isso não é pra mim e então na minha pesquisa apareceram ums videos no you tube sobre a transição capilar, fique bem animada e decidida a fazê-la já que estou esse tempo sem relaxar os cabelos;confesso que tambem não andava cuidando muito bem do meu cabelo esses quatros meses, mais agora com a orientão dos videos e depoimentos da net vou iniciar meu processo de tansição, já não está fácil porque minha ráiz está bem grossa, mais já comprei uns produtinhos que foram indicados pelas meninas no you tube e vou fazer meu primeiro big chop, claro que não vou cortar tudo mais já vou começar tirando um bom pedaço do cabelo que está com química ok obrigada e até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso coragem, até por ser uma briga com tudo o que a gente ouve a vida toda, muitas vezes em casa mesmo. Mas acho muito importante dar este passo e mais ainda ficar com ele numa boa. Tenha paciência e assuma cortar tudo de uma vez, uma hora isso vai acabar acontecendo. :)

      Boa sorte e força!

      Excluir
  20. aliado ao crespo nunca. tenho cabelo crespo e tenho pavor disso,cabelo crespo é uma aberração q nunca deveria ter existido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sua negatividade se combate com diálogo e amor. E pelo que vi no teu blog, você teve lá os seus perrengues. Todos tem, é comum ter problemas e tal, e isso afeta bastante a autoestima. Mas dizer que é uma aberração requer uma dose a mais de problemas com a autoestima. É uma negação muito forte.

      Você se considera, então, uma aberração. E aberrações, segundo o dicionário, não podem ser bonitas. Entendo com isso que crespo não é bonito, cabelo afro não é bonito. Mas pouco tem aqui sobre você. Quer conversar? Que tal ler nossos posts sobre autoestima e começar a se amar? Se aceitar, ver o que há de bom em você? Se você não se der valor, ninguém vai dar. É preciso vir de você. Você é uma pessoa boa? Tem ideias, talentos, vontades, sonhos? Não é a imagem que você vê na tv que vc deve espelhar. É a que você vê no espelho.

      Excluir
  21. Estou querendo voltar a trançar o meu cabelo e com o tempo até deixá-lo natural ! Acho mto lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia! ;)

      Da próxima, se identifique! rs

      Excluir
  22. Oi Mabia. Adorei seu post. Quero começar minha transição. Mas não sei se aguentaria cortar e deixar a raiz crescer. Já deixei crescer por 4 meses, mas sem cortar e acabei alisando novamente. Gostaria de saber se colocar trança nagô é uma boa opção?
    Beijos e adorei seu blog. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima! Tranças, lenços, bantu knots, texturizações, tudo isso ajuda. Mas tem uma hora que a tesoura precisa rolar. rs

      Excluir
  23. Oi o seu post me ajudou muito.
    Uso química no meu cabelo a tanto tempo desde os meus 9 anos, tenho 20 ano( sim é tempo demais), eu uso guanidina de 3 em 3 meses e faço escova marroquina 1 vez por ano e mantenho na hidratação.
    Quando a raiz começa a crescer fica uma coisa muito estranha, parece que estou de capacete, por causa da raiz. Então eu resolvi assumir o meu cabelo crespo!
    Ainda estou na faze inicial, não tenho coragem de cortar como você fez, pois meu cabelo está no meio das costa e seria um choque pra mim.
    A ultima vez que alisei foi em Dezembro de 2012, então faz mais ou menos 2 meses, pretendo seguir firme e forte sem alisamento.
    O meu plano será ir cortando o meu cabelo de 3 em 3 meses, de 4 em 4 dedos, (kkkkk... camera lenta), durante esse tempo vou manter na hidratação, fazendo trança.
    Espero que o meu cabelo fique igual ao da Thais Araujo, na novela, lembra?!

    Valeu pela ajuda quando estiver com o meu cabelo crespo assumido de vez venho lhe mostrar. bjs
    ps: seu cabelo está lindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que ótimo, Bárbara! Acho que tranças e lenços, faixas, são as melhores coisas para a transição, assim como o corte periódico.

      Sempre que precisar, pode conversar com a gente!

      Excluir
  24. Eu não tenho coragem. D: Me odeio por isso. O que eu faço, meninas? Preciso de ajuda. Nem terapia ajuda!!! Bem, há mais de 1 ano eu não aliso, faço apenas uma selagem que, segundo a moça do salão, não tem química, serve apenas para reduzir o volume. (Realmente eu acho que não tem química, pq o efeito sai rápido, preciso fazer todo mês!) Mas eu não queria fazer essa selagem, porque ainda assim, deixa ela lisinho, sabe?
    Mas eu fico desesperada com aquela raiz nascendo todo mês... que tortura. Não consigo aceitar. Acho que isso é doença. Desculpa o desabafo.

    ResponderExcluir
  25. Acho que vi este seu comentário em outro post, né? E como eu respondi lá, direi aqui. Esta selagem muito provavelmente tem sim alguma química, mas o negócio é com você. Se nem terapia ajuda, ou vc não está fazendo direito, ou não quer mudar, ou está fazendo o tratamento errado. Mas acho que vai além de terapia, é questão de conscientização e autoestima. Se vc quer mesmo tentar, deixe a raiz crescer e converse com ela. Sinta, pegue, entenda a textura do seu cabelo ao natural. Tudo na vida é questão de costume.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Mábia. Meu cabelo estava lindo cacheadinho e fui fazer a besteira de passar um alisante. está igual a uma palha e estou usando shampo antiresíduo direto. será que vai funcionar ou vou ter usar a tal vitamina T? rsrs Aliás vc está muito mais bonita com seu cabelo natural. depois dessa nunca mais mexo no meu. bjs

    ResponderExcluir
  27. O anti resíduo n vai resolver o seu problema, pq uma vez alisado, não tem volta. O máximo que ele pode te ajudar é, ao limpar a raiz, facilitar para que o cabelo cresça mais rápido. No mais, muita hidratação e cauterização e em algum momento, sim, só vitamina T.


    E obrigada pelo elogio! :D

    ResponderExcluir
  28. Obriga, querida. E vamo q vamo de visual novo kk. bjs e ótimo dia

    ResponderExcluir
  29. Também estou em fase de transição vou completar 5 meses de objetivo e meta seu cabelo ficou show de lindão estou adorando seu blog, fanpage, twintter e IG #vivaoblack!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada e seja bem-vinda! :D

    ResponderExcluir
  31. Oiiêê'H.! Tenho 12 anos seii qui é muito pouco mais eu ja sofro por ter tirado os meus cahos ....Comecei a dar aprogresiva com meus nove anos .! e agora estou aqui tentando volta ao natural .! Eu tenho visto vários vidios no youtub, blogs ..Tou no quarto mês de transiçao Mais Tem hora qui da vontade de desistir néh mais vou continuar aquii & força pra Vocês qui Tbm estão em transiçao.!!

    ResponderExcluir
  32. Nossa, Karol, muito novinha! Mas fico feliz de ver que você está voltando aos seus cachos. Confesso que acho progressiva uma furada. Muita escravidão por pouco resultado... Força! :) Mais um pouquinho e seu cabelo vai estar tinindo!


    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!! Sigam as regrinhas para comentar:

* Comentários serão moderados, para evitarmos spams e anônimos.
* Por favor se identifiquem com nome e email ou twitter caso não tenham conta google! Pode colocar o nome no final do comentário também. COMENTÁRIOS ANÔNIMOS SERÃO DELETADOS!
* As respostas serão feitas aqui mesmo nos comentários.
* Caso a pergunta fuja do tema do post, vá em fale com a gente! :)
* Por favor nada de palavrões, venda de produtos, nem correntes.
* Comentários do tipo "Siga e te sigo de volta" serão apagados, favor não insistir.

Obrigada!