terça-feira, 30 de agosto de 2011

Remédios que diminuem ou cortam o efeito do anticoncepcional.



Eu não sou médica, e montei a lista baseada em pesquisa na net. Na verdade, eu soube que isso podia acontecer por acaso.Uma amiga no trabalho comentou que a prima engravidou tomando pílula, e que os médicos comentaram que foi porque ela usou antibiótico, que ele diminui o efeito da pílula. Meu olho quase saltou da órbita(e dei graças a Deus que nunca tinha usado antibiótico ) e fui correndo pesquisar o assunto na net.Vi uma lista enorme numa revista, que nunca mais achei.Mas considero o assunto muito importante, e os médicos nem tocam nele. Depois desse ocorrido, eu precisei tomar antibiótico, e o médico nem sequer perguntou se eu tomava pílula,se eu tinha vida sexual ativa, que podia diminuir...nada.E nesse meio tempo eu já tomei outras vezes porque desenvolvi sinusite, devido á uma rinite mal curada, e nenhuma palavra saiu da boca de nenhum médico.A sorte é que eu já sabia disso e usei camisinha nas minhas relações durante o período e pelo menos 15 dias depois de tomar o medicamento, pois em uma consulta com um endocrinologista, ele afirmou que quando a gente esquece a pílula, o ideal é usar camisinha por 15 dias(achei exagerado, mas....). Então, fiz o mesmo protocolo. Deveria ter entrado em contato com o gineco, eu sei, mas não entrei e bom, tudo deu certo.Mas eu acho o assunto de suma importância,acho que são muitas as mulheres que acham que não estão em um momento para ter filhos, mas não são devidamente informadas.Ao menos aqui, ainda que não acredite em mim, ou não confie integralmente na lista, vá ao médico e questione. Assim como eu não sabia, outras podem não saber também.

Essa lista aqui foi retirada do site do Terra, e segundo o site, teria sido feita por dois ginecologistas,o Ayrton Magistris e Antonio Julio Sales Barbosa:

Procinéticos (normalmente usados no tratamento de refluxo gastro-esofágico) e laxantes: diminuem o tempo de trânsito intestinal das substâncias presentes nos anticoncepcionais.
- Anticonvulsivos e remédios para tratamentos psiquiátrico em geral (ex. fenitoína, fenobarbital, carbamazepina e topiramato), Antibióticos (eritromicina, rifampicina, ampicilina, tetracilcinas e penicilinas), antiinflamatórios (fenilbutazona), barbitúricos (usados no tratamento de insônia), antifúngicos (griseofulvina), antiparasitários (metronidazol) e antiviróticos (para o tratamento, por exemplo, da AIDS): esses fármacos são indutores de enzimas microssonais hepáticas, que ativadas podem acelerar a retirada do etinilestradiol de circulação, com isso diminuem o efeito previsto da substância.
- Ácido ascórbico em altas doses (vitamina C), analgésicos (paracetamol) e antimicóticos (para o tratamento dermatológico, ex. fluconazol): esses remédios podem aumentar a concentração de etinilestradiol, mas nesse caso não há risco a falhas na contracepção. Os sintomas serão semelhantes aos dos anticoncepcionais antigos – aqueles com altas doses hormonais -, ou seja, náuseas, retenção de líquidos, dor nos seios.

Outros que achei no site "meu anticoncepcional.com.br"
*Gliseofulvina-Usado para micose em unhas, por exemplo
*Anti depresivos
*Erva de São João(ou remédios que contenham a erva.Parece que é usado como antidepresivo e ansiolítico)
*barbitúricos, carbamazepina, fenitínas, primidona, rifampicina, felbamato, topiramato, griseofulvina, oxcarbazepina, tetraciclinas, penicilinas, o consumo de álcool e cigarro(ainda bem que não fumo nem bebo!kkkkkkk!)(obs:Não é uniforme.Alguns afirmam que a pílula atrapalharia a metabolização do álcool pelo organismo, mas nada além disso)
*Antiepiléticos e Anticonvulsivantes,que são usados para as diversas formas de epilepcia.
*griseofulvina, guanetidina, metronidazol, nelfinavir,óleo mineral, ritonavir
OBS:Vômito e diarréias podem provocar má absorção da pílula.Se isso acontecer em até 5 horas depois da tomada da pílula, tome as preocações como se tivesse esquecido de tomar a pílula.
Espero que seja útil.Eu imprimi a minha listinha e colei no armário, pretendo fazer a mesma coisa com essa.A melhor arma sempre é a informação!

7 comentários:

  1. Se fosse assim acho que teria engravidado muitas vezes..kkk... e com a graça de Deus isso não aconteceu..

    beijos

    www.maosglamourosas.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! eu tomo anti depressivos. vou conversar com a minha médica sobre isso!

    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, não é porque nunca aconteceu que não exista o fato ou a possibilidade.Cuide-se menina!Bjs!

    Converse sim Luana.Bjs!

    ResponderExcluir
  4. marianeborgesm@hotmail.com27 de março de 2013 07:31

    Parabêns por sua pesquiza ,lembrando gente que cada organismo reage de forma diferente ja conheci pessoas que engravidaram tomando antibiotico que é mais comum e tem tambem pessoas que se acaba tomando um monte desses e não acontece nada ... cada pessoa reage de forma exclusiva porem é mais comum do que imaginamos, ai cai todo mundo ensima das industrias de anticoncepcionais esquecendo disso . o ideal é não arriscar rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Excelente!! Os médicos realmente não alertam as mulheres sobre isto. Você teve uma grande iniciativa

    ResponderExcluir
  6. Queria saber porque eu tomo anticoncepcional e de vez enquando tomo alprazolam pq tenho ansiedade crônica. Se quando eu tomo o alprazolam corta o efeito do anticoncepcional, e por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  7. Yara, eu também tomo alprazolam. Oficialmente não há resultados de pesquisas que indiquem baixa eficiência do anticoncepcional por conta dele ou outros da família de fármacos. No entanto, pacientes que usam pílula há mais de 10 anos possuem até 70% de chance de engravidarem mesmo tomando regularmente.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!! Sigam as regrinhas para comentar:

* Comentários serão moderados, para evitarmos spams e anônimos.
* Por favor se identifiquem com nome e email ou twitter caso não tenham conta google! Pode colocar o nome no final do comentário também. COMENTÁRIOS ANÔNIMOS SERÃO DELETADOS!
* As respostas serão feitas aqui mesmo nos comentários.
* Caso a pergunta fuja do tema do post, vá em fale com a gente! :)
* Por favor nada de palavrões, venda de produtos, nem correntes.
* Comentários do tipo "Siga e te sigo de volta" serão apagados, favor não insistir.

Obrigada!