segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cabelos crespo/afro/cacheado naturais também precisam de cuidados!

Eu já vi essa cena milhões de vezes na rua. Uma pessoa com o cabelo afro natural. A princípio, estilosíssima. Mas, o cabelo está ressecado, com aspecto"russo",queimado de sol...aí vamos combinar, por mais que a pessoa esteja arrumada, dá a sensação de desleixo.

Mas, tudo isso é porque temos uma cultura no Brasil que afirma que quem tem cabelo virgem, não precisa de cuidar do cabelo. Que tudo quanto e química, inevitavelmente vai "estragar" o cabelo, e quem não usa, logo, não precisaria fazer nada. Ledo engano.

E vamos combinar que não é só a "química" que "estraga" o cabelo. Sol e vento ressecam o cabelo, o sal da praia, o atrito do pente ao desembaraçar e pentear o cabelo, ar condicionado, os raios uv do sol danificam a cutícula, deixando o cabelo sucetível a danos maiores...até lavagem de modo errado!
Aí você diz, ok fia, você me convenceu. O que fazer agora então?Cuidar.É o mesmo tipo de cuidado que você dispensaria a um cabelo quimicamente tratado, porém, o que vai mudar é a frequência . Vamos ver?

Hidratação 

Ah isso não muda. Cabelos crespos, afros e cacheados são mais secos que ondulados e lisos, pois,como todo mundo já leu em algum lugar, a oleosidade natural do couro não consegue chegar até a ponta do fio, pelo seu formato espiralado. Resultado:cabelo naturalmente ressecado.Vamos ver o ideal para cada um?

Cabelo crespo/afro - o ideal é que hidrate toda vez que lave. E não me venha com desculpas, tem máscaras hoje em dia que age mais rápido que condicionador. Se não tem tempo, pelo menos lave o cabelo , aplique a máscara como se fosse condicionador, deixe o tempo de pausa e ao final do banho, enxágue o cabelo. Pelo menos uma vez na semana, dê uma hidratação mais caprichada enluvando o cabelo que nem a Rosa jo ensina nesse video. Se você não tiver tempo nem para aplicar mascara no cabelo como condicionador, o melhor é usar uma boa máscara, de preferência profissional, uma vez por semana nos cabelos. Para quem consegue hidratar mais vezes o cabelo, usar a profissional de 15 em 15 dias já está excelente.Eu particular mente subo com o creme de hidratação por toda a extensão do fio , não deixando tocar no couro cabeludo.Para mim, não vale para a gente essa regra de só passar o creme até uns 3 dedos da raiz.A extensão toda do fio não é atingida pela oleosidade natural do couro,então todo o fio tem que ser hidratado.


Cabelo cacheado - Não tem o cabelo tão seco quanto quem tem o cabelo afro ou crespo. Mas ainda sim precisa de hidratação. Tecnicamente deveria ser hidratado toda vez que é lavado, mas a maioria fica bem com uma hidratação uma vez na semana-aí aproveite para fazer a mais caprichada que nem o vídeo da Rosa jo que eu citei em cima- e pode de 15 em 15 dias dar aquela super bacana com aquela mascara profissional mara. Normalmente quem tem cabelo cacheado(raiz lisa uns 5 dedos e cachos daí em diante, tipo Ana Paula Arósio) tem raiz oleosa, então, nada de máscara de hidratação até o início do fio ok?

Cauterização/Reconstrução


Na verdade, os dois procedimentos são basicamente a mesma coisa, um tratamento para devolver o fio as proteinas e hoje em dia, até oligoelementos que o fio tem naturalmente e perde seja por agressões fisicas ,mecânicas, ou até do envelhecimento.Sim, conforme envelhecemos o cabelo que nasce, nasce mais frágil.Nesse caso, a mesma frequência para todos os tipos: se for um cabelo curto, uma vez no mês. Médio/longo, 20 em 20 dias. super Longos de 15 em 15 dias. Observar que máscara reconstrutora não é a mesma coisa que uma reconstrução! Falo como fazer uma cauterização em casa aqui.

Obs: a frequência indicada dos procedimentos é para cabelos que estão saudáveis.Cabelos danificados a conversa é outra e se olhar pelo blog, vai ver vários posts sobre o assunto. Dou apenas uma média que tecnicamente funciona para a maioria dos cabelos, mas cada cabelo é um mundo. Cabe a você testar e ajustar a frequência de acordo com o seu cabelo. Infelizmente, não existe uma receita de bolo 100% pronta.
Bjs!

0 cacareco(s) na bolsa!!:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!! Sigam as regrinhas para comentar:

* Comentários serão moderados, para evitarmos spams e anônimos.
* Por favor se identifiquem com nome e email ou twitter caso não tenham conta google! Pode colocar o nome no final do comentário também. COMENTÁRIOS ANÔNIMOS SERÃO DELETADOS!
* As respostas serão feitas aqui mesmo nos comentários.
* Caso a pergunta fuja do tema do post, vá em fale com a gente! :)
* Por favor nada de palavrões, venda de produtos, nem correntes.
* Comentários do tipo "Siga e te sigo de volta" serão apagados, favor não insistir.

Obrigada!