quarta-feira, 30 de março de 2011

Carbocisteína e ácido glioxílico - essas progressivas novas funcionam?


Bom, eu sou a favor de que Deus deu a vida para cada um cuidar da sua. Então não fico "ah, não faça botox, que horrível, progressiva, que crime, blá,blá,blá". No entanto, acho que as pessoas tem direito à informação. Uma coisa é você pagar uma grana achando que está fazendo algo eficaz, seguro, que promete o que cumpre,e “só” para variar, não ser. Outra coisa é você saber os riscos que está correndo e mesmo assim você OPTAR por fazer. Aí é com você. Não prejudicando terceiros, cada um faz o que quer, assim penso eu. Então, vamos lá. Essa modinha de escova de carbocisteína e ácido glioxílico andam me irritando.

O que é carbocisteína?

A carbocisteína é derivada de um aminoácido, a l-carnitina, e é usada há anos como expectorante pela industria farmacêutica. Segundo consta, tem grande poder de retenção de água, assim como o colágeno, por exemplo, já sendo usado com sucesso por algumas marcas como a Aquaflora, sem a pretensão de ser escova progressiva, e sim para tratar cabelos danificados e ressecados, como um ativo 2 em 1. Mas, “alisa” cabelo? Não. Para que isso aconteça, é necessário que se altere as pontes de enxofre no cabelo, que é quem determina a sua forma. E NUNCA que um aminoácido fará isso por si só. Se você pegar um cabelo muito detonado e usar algum cosmético com ele, ele PODE VIR a aparecer mais liso porque simplesmente foi tratado. E só. Mais que isso, só com ajuda. E aí....

E o que é ácido glioxílico?

O ácido glicoxílico é meu favorito! Ele também é conhecido como ácido formilFÓRMICO sabia? Ele pertence ao grupo dos aldeídos, que advinha, é o mesmo grupo químico de quem? Segundo consta, ele teria um pH alto, que o permitiria entrar na fibra do cabelo e mudar sua forma. Então tá. Ele é considerado um ácido. Ácido, a grosso modo, é tudo que tem ph menor que 6. Um alisante para ter sucesso na fibra tem que ter um ph no mínimo 8. (Porque o pH dos fios do nosso cabelo é ácido, por volta de 3 ou 4. Para modificar a estrutura do fio, é preciso haver alteração no pH e com isso atingir as cadeias de enxofre que dão forma ao fio)  Só eu que não entendi? Se ele muda a estrutura do cabelo, ele é alisante. Porque então que progressivas com este composto são registrados como cosméticos grau 1? (São os que fornecem risco nenhum, tipo shampoo, condicionador....). E se ele sozinho dilata a fibra, porque todos os kits contém um shampoo anti resíduo com um pH alto (que faz o shampoo abrir as cutículas do cabelo)?

O real problema da fórmula mágica carbocisteína + ácido glioxílico

Para variar, estão fazendo o público comprar gato por lebre, até mesmo em revistas ditas como técnicas para o público cabeleireiro. O público é leigo e tem direito de ser leigo, porém, se aproveitam disso para ganhar dinheiro com as mulheres, esperançosas em ter um visual prático ou mais bonito. Lesar o consumidor é lamentável. Leia um artigo muito muito bom, do blog eu amo cabelo, sobre o assunto. Eu quase que nem escrevi essa resenha, de tão boas as considerações dela, mas resolvi levar por outro enfoque as minhas. Na verdade, nenhuma das duas está errada, elas se complementam. Bjs!

Fonte das fotos: dica feminina e bbel.uol

77 comentários:

  1. Concordo com você,sempre antes de fazer um procedimento mais rádical nos cabelos procuro me informar ao máximo e fiquei surpresa ao me deparar com esse"milagre"que modifica a estrutura capilar e não tem nenhum dano,risco ou consequencia que não seja os cabelos lisos...sou daquelas que quando a esmola é demais o santo desconfia e por ter anos de alisamentos,relaxamentos e agora a progressiva com formol,fiquei até passada como modificaram as palavras mais o produto usado na minha opinião é práticamente o mesmo...

    ResponderExcluir
  2. @claudia
    é, eles sempre prometem que reinventaram a roda, quando na verdade, no máximo "!pintam de outra cor..."

    ResponderExcluir
  3. Não entendi porque essa moda te irrita? É só pq dizem por aí que é um ácido que alisa? E que pelos seus conhecimentos, somente os alcalinos é que têm esse poder? Olha eu não sei vc, mas eu já usei essa escova a base de aminoácidos associados a carbocisteína e alisou sim! E olha q o meu cabelo é ruim! Eu usava formol e o bicho não alisava o tanto que alisou com a carbocisteína! E o tanto que ficou macio!! Ficou lisérrimo e macio!! E faz 3 meses e ainda não voltou! Só a raiz que eu vou ter q retocar. Eu não sei se os ácidos alisam ou não o cabelo, pois sou leiga nessas aulas de química. Eu sei é que eu fiz no meu cabelo e alisou sim!!! E o melhor: é sem formol!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, nenhum aminoácido alisa. Aliás, nem o formol alisa. Nem na concentração permitida (usada apenas para conservar o produto, e não o cabelo), nem nas altas concentrações. O que o formol faz é impermeabilizar o cabelo, criando uma capa, e enrijecendo o fio para que ele não enrole. Mas com o tempo isso vai saindo, embora parte do formol entre, de fato, em contato com seu corpo, através do couro cabeludo, e dos poros. A única coisa que alisa são químicas desenvolvidas para mudar a estrutura química do cabelo. E uma vez alterada essa estrutura, ela não volta mais ao normal. O que acontece, às vezes, que nos dá a impressão de que não fez efeito e voltou ao normal é que não se deixou tempo suficiente para alterar as pontes. E desenvolver uma química dessas leva tempo, requer muito estudo.
      Agora, quando os salões falam que uma escova não contém formol, cuidado. Peça explicações detalhadas, pois o ácido glioxílico também é conhecido como ácido formilfórmico (alguma semelhança na nomenclatura? Não é mera coincidência, pois essa nomeação é usada de acordo com a estrutura molecular de cada composto). Esse ácido é um ácido orgânico, mas não significa que seja benéfico. Bem, escovas "rápidas"(mais ou menos 2 horas) que alisam logo de primeira - com ou sem enxágue (pois hoje eles alegam que, por enxaguarem os cabelos, não pode ser formol. Lembra como era antigamente? Tinha que ficar QUATRO dias sem lavar) levantam suspeitas. Porque mudar a estrutura de um cabelo não é rápido nem simples. Até mesmo as químicas consideradas "limpas" têm suas contraindicações e cautelas ao uso. Então, cuidado, pois o formol (até aquele que a gente não vê, pois eles disfarçam de "escova de ácidos naturais" ou "aminoácidos"), além de não alisar, ainda destrói o cabelo. Enfim, você não precisa ser uma pessoa do ramo da química. Mas quando se trata de seu próprio cabelo, de sua saúde, tem que ser chata com o profissional. MESMO. Porque tudo bem, até fica bonito, mas a troco de um resultado ainda não sabido. A gente sabe que formol é cancerígeno, mas em quanto tempo? De que forma ele causa esse risco? Sem contar nas feridas, bolhas e problemas respiratórios, que são reações imediatas. Temos que rezar pra que esses caras sejam profissionais. Porque só na sorte. Infelizmente, muitos cabeleireiros não dão a mínima pra saúde da gente (nem pra deles), e acabam vendendo uma escova de formol disfarçada de carbocisteína + ácido glioxílico. Sério, se você for no YouTube, vai ver cada coisa de assustar. Pessoas comprando pra fazer em casa, postando e argumentando que isso é seguro. Vamos esperar daqui a alguns anos (uns 10), o resultado dessas "descobertas mirabolantes" na saúde dessas pessoas.

      Excluir
    2. Para que não haja enganos, devo informar que o mecanismo de ação da carbocisteina utilizada como mucolitico é diminuir a viscosidade do muco (constituído de proteínas), esta substancia possui um grupamento sulfidrila livre que interage com as de dissulfeto das mucoproteinas, rompendo a complexa estrutura em cadeis menores e menos viscosas. Isto é relatado em livros de farmacologia, partindo dessa informação, é possivel que a carbocisteina possa romper pontes de enxofre (sulfeto), mesmo que pareça estranho aminoácidos que desetruturem proteínas

      Excluir
  4. Suas informações são muito importante para mim, pois estou estudando para dar aulas. Pena que nossa classe ainda não é séria,diga não tem uma lei que rege sobe nossa quase acabada,no que nós tornaremos afinal?em cortadores de cabelos?É o que temo divido a invasão de tantos produtos milagrosos onde somente se da crédito as grandes empresas e a midia mentirosa. vc há de concordar comigo que hoje fica uito difil nós cab questionar e orientar um cliente. pois elas já chegam com uma opinião formada pela a falsa propaganda. E ai o que fa

    ResponderExcluir
  5. Débora-
    o oque me irrita é saber que te enganaram e provavelmente tinha formol ou glutaral na fórmula e você acha que não.É a falsa propaganda. Você saber que tem e fazer por sua conta e risco é algo, mas piamente acreditando que não é.Isso que me irrita. O engodo.

    Anônimo

    O que fazer é oritentar a cliente.Ponto. Eu sei que se ela está a fim, vai virar a esquina e fazer com outro e ponto.Ou você assume para ela e ela faz.O que não dá é ser mais uma nesse engodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ácido glioxílico permanecem por quanto tempo liso?

      Excluir
  6. Olá, boa noite!! Gostaria de uma ajuda, terminei o curso de cabeleireiro no Senac MG e comecei a trabalhar em um salão. Deixo claro que sou contra o uso do FORMOL! Não faço por valor nenhum, pois amo minha saúde. Porém, está uma onda no mercado de escovas sem formol. E uma das marcas falam sobre a carbo-cisteína ácida. Esta é minha dúvida, por este termo é associado o uso do ácido glioxílico? Desde já agradeço o esclarecimento.

    ResponderExcluir
  7. Olá Veronica,

    respondendo a sua pergunta;
    já tem no mercado escovas progressivas a base de carbocisteinas que é na verdade uma associaçao de oxoetamidas e carbocisteinas e oxoacetamidas de amino acidodos, o principio de alizamento para estes produtos se baseia na oxidaçao das pontes salinas e pontes hidrogenionicas e na interconvecçao da cisteina do cabelo permitindo assim uma alteração na estrutura do cabelo,

    Se tratando do acido glioxilico ele é um produto totalmente diferente da carbocisteina mas com o mesmo principio de alisamento ele pertence ao grupo quimico dos aldeidos que é da mesma familia do formoldeido, so que ele é menos agressivo do que o formol,
    e esclarecendo algo que esta escrito no inicio do proque, nao é so substanicas alcalinas que possue a capacidade de alterar a fibra capilar.
    veronica voce pode usar a escova a base de carbocisteina sem nem uma preocupaçao pois ela é totalmente segura e é melhor do que a do acido glioxilico, estes dois produtos sao completamente difeente que fique bem claro isso. e nao use formol ele traz muito mal para a sua saude e para a saude da sua cliete.

    ResponderExcluir
  8. Gilson, seu comentário aparentemente é maravilhoso.Porém, se o algo é capaz de lidar apenas com as pontes de hidrog~enio do cabelo não vai realizar alisamento permanente-assim que lavaria sairia.É o princípio de porque nós conseguimos escovar o cabelo e mudar temporariamente a sua forma- Com os cabelos molhados, desliga-se temporariamente as pontes de hidrog~enio e por conta disso voc~e consegue modelar o cabelo da forma que você quer. Para dar forma ao cabelo, necessita-se de lidar com as pontes de enxofre, coisa que nenhum aminoácido na terra, nenhum é capaz de fazer.

    Você só esqueceu que duas moleculas do glioxilico dão uma de formol né?E que ligações tendem a ser alteradas com o calor né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estão nos chamando de burros. =S

      Excluir
  9. Algumas afirmam que são a base de carboxisteina veronica, outra afirmam que usam esse primo do formol. Só vendo o que o fabricante promete.Não necessariamente os dois "ativos" se é que dá para chamar assim, estarão na mesma formula

    ResponderExcluir
  10. E nesse ponto eu vou concordar com o gilson.Carbocisteina é uma coisa, acido glicoxilico outra.Carbocisteina é um aminoacido, o glicoxilico um aldeido, um conservante da familia do formol mesmo. Os dois não se confundem ok?

    ResponderExcluir
  11. Ola, meu nome é Silvestre sou terapeuta capilar,o ph do shampoo da escova de argan composta de acido glioxilico,cisteina e aminoacidos é de 1,5 ela reduz o vulome igual as de formol, sem risco para o fio ou couro cabeludo.Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é terapeuta capilar? não trabalha em salão de beleza né?
      porq s enão for cabelereiro queria sua opinião..pois não confio mais em cabelereiro..
      tive alguns problemas ae..detonou meu cabelo,me deu queda e ainda estou,estou tomando vitaminas tudo mais..mas sou escrava da chapinha ainda ,acabo deixando ele mais oleoso..pois a raiz tá mt crespa e o resto não tá igual..então estou pesquisando outra escova q não seja formol e nãos eja a bade de tioclicolato q foi o ultimo q usei,sendo enganada por uam cabelereira,posi a quimica era 10x mais forte q o formol!! então estou pensando em usar essa do acido glioxilico..pois a de carbocisteina mts pessoas disseran q perderam os cabelos por ela não ser compativel com tioclicolato.. queria saber se o acido glioxilico tb não é? se eu pegar e pintar o cabelo,ou trocar de quimica o cabelo irá cair..

      Excluir
  12. @Mendes
    Oi mendes!Muito legal a sua disposição em dar maiores esclarecimentos, e você como terapeuta capilar, sabe que simplesmente dizer que o ph do shampoo ter um ph de 1,5 não acrescenta nada ao que eu estava dizendo não é mesmo?Que isso não demonstra que a escova reduz volume,e estoou muito curiosa que como um shampoo anti resíduo com ph acima de 1,5 consegue abrir uma cutícula para fazer uma progressiva, já que o ph natural do fio é 3, 5 e é necessario que seja maior que o ph natural do fio para dilatar a cutícula ...Mas se você quiser voltar para debater, sou toda ouvidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa mais você é muito ignorante, pelo amor de Deus......vai estudar pra depois debater....afff

      Excluir
  13. Já fiz as duas e ambas alisam sim! Sei que ninguém me enganou,batizando a escova pq eu mesma comprei na perfumaria e apliquei. Meu cabelo é ondulado, fino e descolorido (platinado) e não posso usar nenhuma outra química forte. No meu caso alisou logo na primeira aplicação. Já no cabelo da minha filha que é cacheado muito fino e volumoso, logo na primeira aplicação deu um efeito de relaxamento, reduziu muito o volume e os cachos ficaram bem abertos. Na terceira aplicação ficou levemente ondulado e na próxima creio que ficará liso. Já usei uma escova a base de tioglicolato e te garanto que esses alisantes são incomparavelmente muito mais danosos e agressivos do que essas escovas.

    ResponderExcluir
  14. Alguém já ouviu falar em progressiva com ativo SERICINA?
    Obrigada,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sim, faz parte do aminoácido, é um tratamento. A Serihair da kenzza... Sericina com acido glicoxilico e oleo de argan são 3 passos. perfeito.

      Excluir
  15. @Ana
    já sim ana.Também é um aminoácido, mesmo raciocínio da carbocisteina.Pode ate funcionar, mas não é ela sozinha!

    ResponderExcluir
  16. Daniela, não disse que ela não funcionaria.Só que ela precisa de OUTRA COISA para funcionar, porque um aminoácido sozinho não faz o trabalho.E o que seria que questiono.E critico a falta de transpar~encia na industria, que tanto existe de maneira geral, que você mesma diz não confiar em cabelereiros.Abraços.

    ResponderExcluir
  17. As escovas com ácido glioxílico possuem pH de 1,0 - 2,0.
    pH baixo fecha as cutículas do cabelo, promovendo assim o "alisamento".
    Normalmente estes produtos são compostos por kit's com um shampoo anti resíduos de pH alto (alcalino) para abrir a cutícula dos fios e um produto (o alisante) com o pH baixo para fechar totalmente a cutícula e um condicionador com bastante silicone para recobrir este fio que teve sua cutícula bem fechada.
    É uma boa alternativa para quem quer alisar o cabelo sem agredir sua saúde utilizando formaldeído.

    ResponderExcluir
  18. Oi Linda,
    Eu sou a autora do blog www.Eu♥Cabelo.com.br
    Sua colocação ficou show! Parabéns pelo raciocínio lógico e disposição em pesquisar. Te adorei de cara!!!
    Já linkei seu blog nos blogs amigos!!!
    Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro seu blog tb! Só vi seu comentário hj, desculpe!E fiquei muito feliz de você ter linkado nosso blog no seu blog roll, abraços!

      Excluir
  19. Tenho uma amiga que está grávida e fez essa escova porque garantiram que não contém formol e é segura para gestantes e crianças acima de 8 anos. O cabelo dela ficou lindo e ela disse que não ardeu os olhos. Esse fato é uma garantia de que não tem formol ?
    Fiz a escova marroquina em outubro, mas não gostei.Quando vi o resultado dessa nova escova nos cabelos dessa minha amiga estava decidida que iria fazer também, mas agora estou em dúvida ...
    Eu entendi que ela contém química para que possa alisar os cabelos. Mas afinal de contas, faz mal a saúde ?? Tem formol ??
    Alguém pode me ajuar ??
    Desde já agradeço.
    Vevê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vevê!

      N, o fato dela n ter sentido arder os olhos n garante q n tem formol, pois segundo consta, já tem empresas q conseguiram anular o cheiro e a fumaça na formulação- não me pergunte como.Pode até não ter realmente, mas não posso GARANTIR.Pode sim, ter química para alisar, e se for o caso,normalmente é o hidróxido de amonio e ela é registrada como cosmético grau 2 na anvisa. Como pode ter o glioxílico que vai servir como"conservante" na fibra e vai ter um efeito semelhante a uma progressiva "tradicional' mais fraca.Mas sem saber qual o produto, difícil "garantir" o que seja...

      abs. qq coisa, á disposição

      Excluir
    2. obs: falo hidróxido de amonio pq nessas escovas a base de carbocisteína, a associação é comum com algum tipo de amonia.Estou deduzindo assim pq entendi q sua amiga fez uma dessas progressivas "novas"

      Excluir
    3. Meninas, tem um novo post no Eu amo Cabelo, sobre o caso dessas falsas progressivas. Bom ver que a ANVISA finalmente vai se pronunciar sobre o assunto e, se Deus quiser, acabar com a palhaçada!

      http://euamocabelo.blogspot.com.br/2012/04/sem-formol-so-acido-glioxilico.html

      Excluir
    4. È nada mais nada menos, que uma quimica suave. Esses dois componentes que estão sendo febril nos salões: acido glicoxilico e a carbocisteina.

      Excluir
  20. Oi miss m, voltei !!

    O produto que minha amiga grávida usou foi a escova progressiva de carbocisteína com óleo de argan que ela comprou pela internet.
    Uma cabelereira me sugeriu usar a CHOCOLIZZ que não tem formol. Procurei saber mais sobre o produto e sua composição é de: carbocisteína ácida,ácido hialurônico e silicones. Será que carbocisteína ácida é um meio disfarçado de dizer ácido glioxílico( q é um tipo de formol mais fraco) ?? Se for não me interessa. Não quero mais usar nada que tenha formol em meus cabelos, por mais fraco que seja.
    Obrigada mais uma vez.
    Vevê.

    ResponderExcluir
  21. 0 que peninha todos foram enganados! Porem ninguem lembrou que a vigilancia sanitaria ou seja ANVISA é quem permite o uso do Acido Glioxilico como DEFRIZANTE e o que é um DEFRIZANTE ESCOVA PROGRESSIVA. Lembrem que ser da mesma familia dos ALDEIDOS o Acido Glioxilico NÃO TEM NADA AVER COM FORMOL OK, pois só o formol tem ANTIBACTERICIDA que é o responsavel por INTOXICAR ou os Técnicos da Anvisa são muito incompetentes ou ninguem sabe o que é QUIMICA, pois se um produto é permitido à ser usado no caso, (ACIDO GLIOXILICO) é porque a Anvisa tem como de baixo risco ok. Lembrem que muito pior são os alisantes a base de, AMÔNIA, GUANIDINA E HIDRÓXIDO DE CALCIO OU SÓDIUM, esses sim são o terror dos fios de cabelo, pois ai é que a Industria de cosmético comete um erro terrivel, que deveria ser informado ao consumidor que NÃO SE DEVE FAZER USO SEQUENTE UM AO OUTRO. Ou seja não se usa GUANIDINA EM CIMA DE AMÔNIA OU VICE VERSA, e serve para os HIDRÓXIDOS ai o motivo da Industria apostar nas progressiva que na DÉCADA de 80/90 sempre foram chamadas de DEFRIZANTES pois promoviam um efeito LISO e não ALISAMENTO não confundam ok EFEITO LISO é aquele que sai com lavagens do cabelo já RELAXAMENTO E ALIZAMENTO não sai ok. Então sendo assim só quem pode proibir alguma coisa em cosmético é a ANVISA e como o ACIDO GLIOXILICO está liberado não adianta ficarem fantaziando que é isso ou aquilo o produto tem sim resultado e não tem teor tóxico como o formol ok só não foi utilizado antes por um unico detalhe O PREÇO POIS O FORMOL É 10 VEZES MAIS BARATO EM FORMULAÇÃO DO QUE O ACIDO GLIOXILICO, Por isso escrevo em todos os blogues só condenem caso tenham serteza do que é uma substancia caso contrario se informe melhor antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reveja a palavra antibactericida
      ANTI - contra, não
      CIDA - significa matar, aquele que mata.
      Por isso, antibactericida, na construção significa: contra aquilo que mata as bactérias.
      O correto seria ANTIBACTERIANO ou BACTERICIDA.
      A indústria de cosméticos avisa, sim, que as químicas das quais você falou são incompatíveis. Infelizmente, azar de quem mistura.
      Como eu já disse antes, o ácido glioxílico também se chama ácido formilfórmico. Volte às aulas de química e verá que as nomenclaturas têm um porquê. Você é químico(a)? Engenheiro(a) químico(a)? Procure se informar melhor.
      As químicas tioglicolato, guanidina, sódio e lítio são seguras. O problema é que muitas pessoas fazem em casa sem o devido preparo, não usam a química específica para seu tipo de cabelo, deixam tempo demais, tempo de menos. Ou estão com os cabelos muito maltratados e simplesmente saem aplicando sem tratá-los com antecedência. Aí, infelizmente, até uma escova mecânica vai acabar com o cabelo dessa pessoa. Ou até mesmo o ato de tração ao pentear ou a fricção ao lavar também vão danificar ainda mais os seus cabelos. Procura se informar melhor, porque acredito que as pessoas estejam interessadas em informações consistentes.

      Excluir
  22. Em parte muita coisa, afirmada neste blog, é verdadeira!!! No entanto, não podemos simplesmente nos irritar com algo que não concordamos ou não etendemos e sairmos por aí atribuindo as mais variadas afirmações "técnicas" para que leigos as tomem por verdade. Quando nos referimos ao á glioxilico, estamos, obviamente, tratando de um composto orgânico e que pertence a função dos caroxilácidos e que cujas propriedades diferem dos aldeídos que compõem outra função orgânica e nesta sim, encontra-se o formol!!! Portanto, compostos bem diferentes e com peculiaridades diferentes. Basta lembrar que o ácido acétio é um carboxilácido e nós o usamos para temperar saladas e nunca para conservar corpos e vice-versa. Quanto ao fato de um aminoácido por si so nao alisar ou defrisar cabelo, lembremos que tanto o ph quanto o calor geram mudanças em proteínas, e o cabelo é proteina, causando uma desnauração polipeptidica e temos varias situacoes desse fenomeno no corpo. Existe um outro fenomeno que passou sem denotacao: no processo da carbociseina ou o acido glioxilico, temos os dois pontos de desnaturacao proteica! Como??? Um é o calor empregado pelo uso de secadores e/ou piastras e no tocante ao ph temos na realidade o mais importante para o processo do" liso progressivo/inteligente" que não é propriamente o ph ácido ou alcalino, pois nessas faixas so podemos levar em consideracao os redutores e lantionizantes, mas sim a varicao de ph que ha entre o ph ao aplicar o shampoo anti-residuo e o ph do ativo em questao, se carbocisteina ou acido glioxilico. Entendamos melhor!!! O shampoo anti residuo tem um ph em torno de 6,5-7,2 enquano que o complexo carbocisteina e/ou acido glioxilio, numa faixa 1,8 a 2,5 e nesse ph as cuticulas sofrem uma vitrificacao e o cortex assume uma nova forma plastica, torndo-se mais liso devido ao grau de variaçao de ph superior a 4, o que nos permite entender que o liso nao so pode vir do recondicionamento da variacao do ph( vejam 7.2- 1.8 = 5,4, como tambem a acao conjunta do calor e enquanto maior for a variacao do ph, melhor sera a vitrificacao da fibra independente da faixa (se acida ou alcalina) em que ocorra tal variacao. E só para lembrar: compostos acidos ao extremo podem causar um enrijecimento excessivo provocando um efeito mais liso!!!!

    ResponderExcluir
  23. Estou desenvolvendo uma formulação com acido glioxilico, o que acontece é o seguinte: a carbocisteina como ja vimos no blog, é um aminoácido sozinha ela nao alisa o cabelo. Na formula que estou desenvolvendo o que promovera o alisamento é o acido glioxilico, esta união dos dois eu obtenho numa mesma materia prima meu fornecedor une as duas substancias num mesmo item.
    Sendo assim o cabelo alisara com o acido e a carbocisteina vai junto fortalecendo o fio.

    Assim como o colega falou o acido glioxilico e da familia dos formaldeido mas nao é o formal. possuimos estudos realizados por uma instituição federal de que o acido glioxilico nao resulta depois de aquecimento em formol.

    O unico fator agravante, é que o cabelo perde certa tonalidade. O que pode ser minimizado por outras materias primas que protegem contra despiguimentação, estamos trabalhando para ver se isso é possivel.

    ResponderExcluir
  24. Já existe uma solução para realçar a cor do cabelo. Pode usar a matéria-prima do matizador.
    gdc2007@bol.com.br

    ResponderExcluir
  25. essas progrssivas a base d acidos e compativel com relaxamento

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite!!Gostaria de saber se vocess conheçem a Perfect liss da visathair???E o que me dizem da escova inteligente Perfect Liss???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  27. independente no nome, o raciocínio é o mesmo. Só aminoácido, sozinho, não faz nada. Tem q ter alguma coisa para a progressiva funcionar. Abs!

    ResponderExcluir
  28. entao o acido glioxilico contem formol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N q ele contenha formol, ele é metade de uma molecula de formol. Só q, no calor, as ligações ficam desestabilizadas, e as moléculas tendem a se unir...formando o formol. Há quem diga que além do calor, precisa de um ácido fráco.A maioria das escovas progressivas hj em dia leva ácido lático, q pode fazer esse papel de ácido fraco.Desculep a demora, n vi mesmo seu comentário lilson

      Excluir
    2. EEi vc sabe me dizer oq é formoldehyde, por favor? e se vc souber me dizer se ele é proibido usar! e se ele é um tipo de formol. Obg espero a resposta!!

      Excluir
  29. Você conhece os vídeos da Denise Braga (http://dacmaison.com/substituto-do-formol-carbocisteina-aminoacido-queratina-metil-propilparabeno/) entitulados "Substituto eficaz do Formol: Carbocisteína, Aminoácido, Queratina, Metil propilparabeno"? O que você acha? Ao mesmo tempo gostaria de saber a sua formação. Gostei muito do seu blog e argumentos sobre o assunto. Acabei de fazer uma escova de carbocisteína e o resultado foi aparentemente muito bom....temo que mais p/ frente meu cabelo volte a cair e fique fraco....quero entender melhor o assunto.
    Aguardo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. amiga o problema que as pessoas n entendem que carbocisteina e proteina , acham que só ele vai alisa to ficando careca de tanta bobagem que vejo por ai, como pode uma cabeleireira . fala isso pra mim , tem a coragem de falar uso escova de carbocisteina ela alisa bem . meu Deus como pode, o que alisa são componentes que modifica os fios , tio, hidr,guadidiana e acidos . so a carbocisteina n vai alisa nada. bjs meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È, tá complicado de entender mesmo amiga anônima...

      Excluir
  31. SERICINA é simplismente leite de seda ou seja componete retirado do bicho de seda ou seja n tem segredo nehhun

    ResponderExcluir
  32. ola menina , e semple bom ter com quem dividir as duvidas, bem eu também to cansada de escuta tantas bobegens , tem cabeleireira que afirma que so a corbocisteina alisa ... santo Deus e tanta bobagem que inrita . Aprendi uma coisa as vezes e melhor fica queta mesmo. bem Ana a SERICINA? é uam substancia do bicho da seda , ou seja não e nada de novo Tem ate quem anda falando por ai que a nova escova que alisa e a
    SERICINA. tenho q fica calada mesmo. bjs meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesma coisa. Só a sericina sozinha nada faz. Ela pode até alisar, mas n vai ser a presença da sericina q fará isso. Tem q ter outra coisa junta.

      Excluir
  33. Já quase perdi o meu cabelo caindo nessas, vale a pena alertar sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Sobre o acido glioxílico vc fala no seu comentário que: "E se ele sozinho dilata a fibra, porque todos os kits contém um shampoo anti resíduo com um pH alto (que faz o shampoo abrir as cutículas do cabelo)?"
    Onde quero chegar: Pesquisando na NET encontrei uma escova Progressiva que contém acido glioxilico e não usa shampooo anti resíduos, já que utiliza-se no cabelo seco. Portanto isso prova que o acido sozinho dilata a fibra? Tô maais confusa ainda. A propósito a escova em questão é a ESCOVA DE ARGAN SELAFIX da DOUX CLAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N, pode ter outra coisa na formulação que faça o trabalho. N prova nada.Ou terem dado um jeito de alterar o phda rórmula, sei lá.mas n prova nada, nem muda nada do q disse aqui.

      Excluir
  35. ola tudo bem ? vc poderia indicar alguns nomes de progressiva sem formol? pois pesquisei algumas carbocisteina e possuem formol de 0,2... vc me ajudaria muito se mencionasse nome de algumas marcas que realemnete nao possua o formol ou outro componente que vá trazer para a saude problemas futuros como cancer .
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, seria leviana a minha indicação, pq algumas afirmam q n tem, mas tem.Recomendo procurar um cabelereiro de confiança e verificar o registro do produto junto a anvisa.

      Excluir
  36. ola tudo bem ? vc pode mencionar algumas marcas de progressivas que nao possue formol em sua formula ? pois pesquisei a de carbocisteina e ela tbm possue formol mesmo que seja pouco 0,2

    ResponderExcluir
  37. Não sei porque tanto compra a progressiva ácida, devemos agradece que finalmente estamos nos livrando do formol que é um tóxico .
    Para quem não sabe até nos vidrinhos de relaxamento encontra o formol na composição como formaldehyde que traduzido para o português fica formol ou formaldeído, porém em pequenas quantidades só tem poder de conservar o produto ou seja não tem função de um principio ativo como amônia, guanidina etc, a quantidade é tão pequena que não sente odor nenhum do formol na química. Já a química com o formol como um principio ativo ele está concentrado e sem nenhum agente para neutralizar os seus efeitos.
    Eu sou a favor da progressiva de carbocisteina por que ela é um aminoácido e não tóxico como o formol , existe até um xarope com o nome de carbocisteina
    veja a bula: http://www.bulas.med.br/bula/6130/carbocisteina+xarope.htm
    é um remédio usado para quem tem problemas respiratórios (dificuldades de respirar) como eu tenho.
    Livrasse do formol minha gente!
    É só vc mesmo comparar
    Progressiva com Formol: causa ardência nos olhos, tem mal cheiro, irrita a pele e causa problemas de saúde.
    Progressiva de carbocisteina: não arde os olhos , não cheira mal, não irrita a pele e não tem casos de problemas de saúde causados pela química!

    Lidiane Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane, eu mesma no texto já coloquei que ela é um aminoácido e q tb é usado no xarope. E inclusive falei sobre o funcionamento como xarope.Sinceramente que não acredito que voc~e tenha lido o texto com atenção ou mente aberta. Caso deseje conversar sobre o assunto de maneira aberta, estou a disposição

      Excluir
  38. oi gostaria que vc me ajudace uma amiga usa escova gradativa form progress ela diz que nao tem formol a marca e da hair fly,e eu gostari de comprar mais estou receisa de conter formol.vc sabe me dizer se tem ou nao,e se ela nao estraga o cabelo.queria saber tambem se alguem ja usou e o que achou,porque ate agora so minha amiga q sei q usa.

    ResponderExcluir
  39. oi mim tire uma duvida quem ta gravida pode faze uma escova de carbocisteina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca recomendaria.Primeiro pq dizer só carbocisteina n me informa tudo q possa ter lá dentro.Segundo q n há nada comprovado ainda q n possa prejudicar o feto.N acho q valha a pena correr o risco.

      Excluir
  40. Eu Acho Assim, Corbocisteina e uma Progressiva que modifica a cor, Nunca pode ser Aplicada em loiras .....
    Pode ser aplicada em Gestantes e Criança aparti de 2 Anos.

    ResponderExcluir
  41. porque há varias escovas progressivas na imternet para vender com registro na anvisa,dissem que contem 0,2 de formol e que aliza o cabelo.a marca nouar tem registro na anvisa,nao entendo como isto acontece.

    ResponderExcluir
  42. usei guanidina em abril deste ano posso usar escova progressiva com carbocisteina quais os riscos ou devo esperar mais um pouco detalhe eu usei guanidina so na franja....

    ResponderExcluir
  43. adorei as informaçoes.....

    ResponderExcluir
  44. Vc manja bem de quimica.Otimo.Quero te perguntar uma coisa quando fazemos um alisamento, permanente, escova ..enfim isso modifica o codigo genetico do cabelo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, debora nao tem como isso acontecer, pois as transformaçoes ocorrem apenas na parte externa do couro cabeludo,isso foi o que aprendi vamos esperar melhores explicaçoes...bjs

      Excluir
  45. boa tarde! meu cabelo não tem mais quimica nenhuma. Estou fazendo um tratamento natural, é crespo e a cada dia sinto mais hidratado , mais leve. Estou fora de quimica. Uso só oleos naturais e ampolas de tratamento.Acho que estou no caminho certo, afinal já passei por essa fase de ficar quase sem cabelo. Meu cabelo está sem quimicas quase 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Sonia! Fico feliz que esteja conseguindo se manter na linha e cuidados dos seus crespos! :D

      Excluir
  46. Mau, há quanto tempo mulher...
    Como vai? Quer dizer que agora vc tem um Blog!? Que legal!
    Olha, como sempre, gostei bastante das suas informações sobre as atuais escovas de carbocisteína! Pena que as pessoas ainda queiram se iludir acreditando em tratamentos milagrosos que alise o cabelo, tratando; emagreça, comendo; traga o amor de volta em 3 dias... háháhá Males da raça humana, ñ é!?, que procura procura sempre o meio mais fácil ou uma formulazinha mágica!
    Flôr, seria bom alertar as sua leitoras tbm, sobre a incompatibilidade da cisteína com o tioglicolato de amônia.
    Essas escovas podem ser compatíveis a todas químicas, mas nem todas químicas são compatíveis a elas! [E estranhamente esse fato é "omitido" pelas empresas ¬¬ ]
    Então, a pessoa usa a escova normalmente, mas na hora em que volta a utilizar a base química anterior, principalmente o tio, tem um corte químico!
    Toda a pessoa tem a liberdade de usar o que quiser nos cabelos, a escolha é dela... Entretanto, a partir do momento em que ela é induzida e seduzida a colocar o seu corpo e sua saúde em risco, sendo ludibriada já é caso de polícia! Já ñ existe a opção pq ela ñ está escolhendo entre alguns ruins e outros menos ruins, mas entre alguns ruins e outros que tratam, são livres d tudo, compatíveis com tudo, podem ser usados por todos: crianças, grávidas, idosos e em caso de intolerância, danos, quebras ou quedas capilares a culpa será sempre da pessoa e nunca do produto...
    Belo engodo, não!? oO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N conhecia essa incompatibilidade Doris! Vou pesquisar muito a respeito!Deve ser tipo henê, vai por cima de tudo, mas depois q ele estpa, nada mais pode ser colocado em cima dele....Saudades flor!

      Excluir
  47. Gente! Acabei de comprar a ESCOVA MARROQUINA DA BIODERM, ainda não vi nenhum comentário sobre ela, alguém já usou? chegou hj e ainda não fiz a aplicação. Na embalagem fala que é a base de CARBOCISTEÍNA que ja entendi que não faz o trabalho sozinho. Não consegui identificar na embalagem nenhum nome de ácido.


    Sei que a BIOMED tem produtos excelentes mas esta escova estou com o pé atras e bastante receosa pq estou amamentando.

    Se alguém puder falar algo sobre ela agradeço

    Abs,Sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o produto, e n recomendaria por tanto, para uma mulher amamentando.Recomendo que leve o produto ao seu médico.Abraços.

      Excluir
  48. usei progressiva a base de carbocisteína mais gostaria de alisar o pé do cabelo, que tipo de química essa progressiva é compatível guanidina,triglicolato de amõnia por favor ajudem-me pois meus cabelos estão lindos mais a raiz esta rebelde e quero evitar o corte quimico,gostaria de saber a compatibilidade desse produto.obrigada

    ResponderExcluir
  49. Ácido glioxílico o ácido oxoacético es un compuesto orgánico. Junto con ácido acético, ácido glicólico, y ácido oxálico, ácido glioxílico es uno de los ácidos carboxílicos C2. Es un sólido incoloro que se produce naturalmente y es útil industrialmente.

    Estructura y nomenclatura

    Ácido glioxílico se describe generalmente con la fórmula química OCHCO2H, es decir, que contiene un grupo funcional aldehído. De hecho, el aldehído no se observa en solución o como un sólido. En aldehídos generales con sustituyentes captadores de electrones a menudo existen principalmente como su hidrato. Por lo tanto, la fórmula para el ácido glioxílico es realmente 2CHCO2H, descrito como el "monohidrato." Este diol existe en equilibrio con el hemiacetal dimérica en solución: la ley de Henry constante de ácido glioxílico es KH = 1,09 104 exp.

    2CHCO2H 2 O2 + H2O

    Preparación

    El compuesto se forma por la oxidación orgánica de glioxal con ácido nítrico caliente, el producto secundario principal es ácido oxálico. La ozonolisis de ácido maleico es también eficaz.

    La base conjugada del ácido gloxylic se conoce como glioxilato y es la forma que el compuesto existe en solución a pH neutro. Glioxilato es un intermedio del ciclo de glioxilato, que permite a los organismos, tales como bacterias, hongos, y plantas para convertir los ácidos grasos en hidratos de carbono. Glioxilato es el subproducto del proceso amidación en la biosíntesis de varios péptidos amidados.

    Reacciones y usos

    Ácido glioxílico es de aproximadamente 10 veces más ácido más fuerte que el ácido acético, con una constante de disociación de ácido 4,7 10-4:

    2CHCOOH 2CHCO2-+ H +

    Con base, ácido glioxílico desproporciona:

    2 OCHCOOH + H2O? HOCHCOOH + HOOC-COOH

    A pesar de que el aldehído es un componente muy pequeño de sus soluciones, ácido glioxílico se comporta como un aldehído en sus reacciones. Por ejemplo, se da heterociclos sobre la condensación con urea y 1,2-diaminobenceno.

    LOS DERIVADOS DE FENOL

    Su condensación con fenoles es versátil. El producto inmediato es el ácido 4-hidroximandélico. Esta especie reacciona con amoniaco para dar hidroxifenilglicina, un precursor de la amoxicilina drogas. La reducción del ácido 4-hidroximandélico da ácido 4-hidroxifenilacético, un precursor de la atenolol drogas. Condensaciones con guayacol en lugar de fenol ofrece una ruta a la vainillina, un formilación red.

    Seguridad

    El compuesto no es muy tóxico, con un LD50 para las ratas de 2500 mg/kg.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!! Sigam as regrinhas para comentar:

* Comentários serão moderados, para evitarmos spams e anônimos.
* Por favor se identifiquem com nome e email ou twitter caso não tenham conta google! Pode colocar o nome no final do comentário também. COMENTÁRIOS ANÔNIMOS SERÃO DELETADOS!
* As respostas serão feitas aqui mesmo nos comentários.
* Caso a pergunta fuja do tema do post, vá em fale com a gente! :)
* Por favor nada de palavrões, venda de produtos, nem correntes.
* Comentários do tipo "Siga e te sigo de volta" serão apagados, favor não insistir.

Obrigada!